Pular para o conteúdo

Conheça insights e pesquisas sobre educação

Saiba mais sobre a situação atual do ensino de ciência da computação e veja oportunidades de transformar a experiência na sala de aula para que todos os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para o futuro.

1 de 4

Relatórios sobre o ensino de ciência da computação

A ciência da computação no ensino fundamental e médio: relatórios estaduais de 2017

Uma análise sobre as percepções e experiências dos alunos, pais, professores e administradores em relação ao ensino de ciência da computação em 43 estados dos EUA.


A ciência da computação no ensino fundamental e médio: relatórios estaduais de 2016

Como as percepções, as oportunidades, a participação e a infraestrutura influenciam o ensino de ciência da computação em 11 estados dos EUA.

2 de 4

Estratégias para ampliar o acesso e melhorar a participação

Uma análise longitudinal dos programas das faculdades comunitárias para a formação em ciência da computação

As faculdades comunitárias têm um papel significativo ao orientar talentos mais diversificados para carreiras na área de ciência da computação. Descubra o que mais elas podem fazer para facilitar essa jornada. Leia o relatório.


As perspectivas dos alunos sobre os caminhos das faculdades comunitárias para a formação em ciência da computação

Os alunos precisam de mais flexibilidade e clareza no caminho da faculdade comunitária para as carreiras na área de ciência da computação. Leia o relatório.


O ensino da ciência da computação antes da faculdade: estudo de campo

Uma análise sobre como as crianças participam do ensino de ciência da computação e melhorias que podem gerar oportunidades mais justas nas escolas. Leia o relatório.


Mulheres que escolhem a ciência da computação: o que realmente importa

Incentivo e exposição são importantes para convencer as mulheres a buscarem formação em ciência da computação. Leia o relatório.

3 de 4

Desafios e obstáculos atuais à participação

A busca pela ciência da computação: acesso e obstáculos no ensino fundamental e médio dos Estados Unidos

Os alunos, pais, professores e administradores reconhecem a importância do ensino de ciência da computação, mas ela ainda não é uma prioridade em muitas escolas. Nossos relatórios avaliam o que isso significa para meninas, negros, hispânicos e alunos de áreas rurais nos Estados Unidos.


Lacunas de diversidade no ensino de ciência da computação: uma análise da falta de representatividade de meninas, negros e hispânicos

Entender os obstáculos sociais e estruturais que desestimulam os alunos a aprender ciência da computação pode ajudar os pais, professores e administradores a encontrar formas de trazer mais alunos para essa área. Leia o relatório.


Incentivos para aprender ciência da computação

Além de acesso, interesse e confiança fazem a diferença sobre quais alunos aprendem habilidades de ciência da computação e quais não aprendem. Leia o relatório.


Imagens da ciência da computação: percepções de alunos, pais e educadores nos Estados Unidos

Estereótipos antigos e poucas pessoas de exemplo para se inspirar podem contribuir para a falta de diversidade racial e de gênero no ensino de ciência da computação e nas carreiras dessa área. Leia o relatório.


Decifrando o código: a prevalência e a natureza das representações sobre a ciência da computação na mídia

A forma como a ciência da computação é apresentada nos grandes meios de comunicação pode influenciar as percepções dos alunos sobre quem são os profissionais da ciência da computação e o que eles fazem. Leia o relatório.


Tendências na situação da ciência da computação nas escolas de ensino fundamental e médio dos Estados Unidos

Uma análise de como as percepções sobre a ciência da computação e das oportunidades de aprendizagem estão evoluindo entre os alunos, professores e administradores do ensino fundamental e médio. Leia o relatório.

4 de 4

Estratégias para melhorar a participação dos alunos e desenvolver habilidades para o futuro

Incentivo às habilidades: preparando os alunos para o futuro

Como as habilidades do século XXI, como alfabetização digital, trabalho em equipe e pensamento crítico, estão preparando (ou não) os alunos para o futuro no mercado de trabalho. Leia o relatório.


Exploração e excelência nas escolas do século XXI

Para preparar os alunos para os empregos do século XXI, os professores precisam de novas estratégias, tecnologias e ferramentas na sala de aula. Leia o relatório.


O fim da desigualdade: alfabetização e matemática aprimoradas pela colaboração com TIC

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem potencial para aprimorar a eficácia dos modelos de ensino de leitura e matemática. Leia o relatório.


Situação dos professores na Finlândia: como respeito e autonomia moldaram a profissão

Professor é uma das profissões mais procuradas e respeitadas na Finlândia. Veja aqui o motivo e o que isso significa para o sistema educacional. Leia o relatório.


Preconceito inconsciente na sala de aula: evidências e oportunidades

Uma análise sobre como o preconceito inconsciente influencia a representatividade nas áreas de ciência da computação, ciências, tecnologia, engenharia e matemática e algumas estratégias para melhoria. Leia o relatório.


Inteligência ilimitada: um argumento a favor da inteligência artificial na educação

Um manual sobre a inteligência artificial e o potencial dela para ampliar e melhorar a aprendizagem dos alunos nas salas de aula do mundo real. Leia o relatório.

Primeiros passos

Conheça histórias do mundo real

Veja exemplos de como ampliar o acesso ao ensino de ciência da computação de qualidade aumenta as oportunidades de aprendizagem para os alunos.

Inscreva-se aqui para receber atualizações, insights, recursos e muito mais.