Pesquisa em ensino da Ciência da Computação

A Ciência da Computação é fundamental para nosso futuro, mas não só por causa do número de empregos ligados à computação que surgem todos os anos. Ela também desenvolve as capacidades de raciocínio crítico necessárias para solucionar problemas complexos, a criatividade que fomenta novas ideias e as habilidades que impulsionam a inovação na tecnologia e em outros setores.

Google Computer Science

Nossa pesquisa identifica estratégias para melhorar as percepções da Ciência da Computação e ampliar as oportunidades de aprendizado para todos os alunos.

Community College Pathways to Computer Science Bachelor's Degrees

We partnered with the Community College Research Center (CCRC) and ETR on two complementary research reports that explore ways to encourage community college students to pursue bachelor’s degrees in computer science and related fields.

Students who transferred and earned CS bachelor’s degrees were particularly focused and fortunate among the 1.8M students who entered U.S. community colleges in 2007 (CCRC).

Community college students are confused about computer science transfer pathways from their community college to their target four-year institution, yet 60% of participants intended to transfer (ETR).

CS bachelor's degree earners in the dataset followed 1,213 distinct paths to graduation when accounting for lengths of enrollment, switches between schools, and numbers and durations of leaves (CCRC).

Community college students have limited knowledge of CS careers and how to prepare for jobs in CS-related fields (ETR).

Lacunas de diversidade na ciência da computação: explorando a baixa representação de meninas, negros e hispânicos

This special report from Year 2 of our Google-Gallup study explores the structural and social barriers underrepresented groups face at home, in schools, and in society that could influence their likelihood to enter the computer science field. We found:

As meninas têm menor probabilidade do que os meninos de saberem sobre a aprendizagem de ciência da computação fora da escola, de serem incentivadas por pais ou professores, e de se interessarem em aprender sobre a ciência da computação.

Os alunos negros e hispânicos têm mais interesse, e os pais deles apresentam maior probabilidade de querer que eles aprendam sobre a ciência da computação em comparação com alunos brancos.

Os alunos negros e hispânicos enfrentam discrepâncias no acesso e na exposição às aulas de ciência da computação e ao uso de um computador em casa e na escola.

Os alunos raramente veem profissionais da ciência da computação que pareçam com eles na mídia, especialmente meninas e hispânicos.

Share the infographic and read our focus briefs on girls, Black students, and Hispanic students

Tendências na situação da ciência da computação nas escolas de ensino fundamental e médio dos Estados Unidos

O Ano 2 do nosso estudo Google-Gallup explora as alterações em indicadores importantes do Ano 1 e revela novas percepções em uma pesquisa com mais de 1.600 alunos, 1.600 pais, 1.000 professores, 9.800 diretores e 2.300 supervisores. O que descobrimos:

40% dos diretores relatam ter aulas de ciência da computação com programação/codificação, um aumento em relação aos 25% no Ano 1.

As percepções positivas sobre a aprendizagem e carreiras na ciência da computação continuam entre todos os grupos.

Poucos pais e professores expressaram apoio especificamente ao ensino de ciência da computação para os dirigentes das escolas, mesmo considerando a aprendizagem de ciência da computação muito importante.

Existem oportunidades para incorporar a ciência da computação em outras matérias e treinar os professores interessados.

Share the infographic.

Ensino da ciência da computação na Espanha em 2015

In collaboration with Spanish Foundation for Science and Technology (FECYT) and everis, we conducted a landscape study to understand the current state of CS education in primary and secondary schools in Spain, examining the awareness of computer science by key stakeholders, and identifying existing barriers and opportunities to making CS education available to all Spanish students. Some findings include:

Melhorar a falta de compreensão e conhecimento sobre o que é a ciência da computação e suas aplicações práticas entre os pais e alunos é um dos fatores mais importantes para promover o ensino de ciência da computação.

As preocupações dos pais são barreiras para incentivar os filhos a aprender sobre a ciência da computação, incluindo as preocupações sobre a dificuldade da matéria, o uso excessivo de dispositivos digitais e os problemas de segurança cibernética.

Os pais desempenham um papel ativo na decisão dos alunos de estudar ciência da computação, principalmente as meninas, que, às vezes, sentem que seus pais não as incentivam a optar pela ciência da computação.

Incentivar e apoiar o desenvolvimento profissional dos professores é fundamental para promover a ampla integração da ciência da computação nos currículos escolares.

Read the report in Spanish and share the infographic in Spanish.

K-12 Computer Science Education: U.S. State Reports

The following reports summarize the status of computer science education for 11 U.S. states from our 2014- 15 Google-Gallup survey of 9,693 K-12 school principals and offer recommendations for each state to broaden access to and participation in computer science learning.

Imagens da ciência da computação: percepções de alunos, responsáveis e professores nos EUA

O segundo relatório da pesquisa feita com a Gallup, Inc. analisa dados de quase 16.000 participantes para explorar a participação na ciência da computação e em carreiras relacionadas e as percepções dessa área, além das diferenças demográficas associadas. O que descobrimos:

Existe uma confusão entre o que é ciência da computação e o que é letramento digital por parte de alunos, responsáveis e professores.

Os estereótipos das pessoas que trabalham com ciência da computação persistem em representações na mídia e nas percepções de alunos, responsáveis e professores.

As carreiras na área da ciência da computação são vistas favoravelmente, sendo que os responsáveis de baixa renda e os professores com alunos que recebem auxílio do governo têm mais probabilidade de valorizar a ciência da computação.

A probabilidade de alunos de origem hispânica, do sexo feminino ou com renda mais baixa terem estudado ciência da computação é menor em comparação com os outros alunos.

Read our recommendations based on the research and share our infographic.

A busca pela Ciência da Computação: acesso e obstáculos no Ensino fundamental e no médio dos EUA

To understand perceptions of computer science and associated opportunities, participation, and barriers, we worked with Gallup, Inc. to survey over 1,600 students, 1,600 parents, 1,000 teachers, 9,600 principals, and 1,800 superintendents. We found:

A exposição à tecnologia computacional é essencial para que o aluno se sinta confiante na aprendizagem da Ciência da Computação.

As oportunidades para aprender Ciência da Computação na escola são limitadas para a maioria dos alunos. Quando disponíveis, os cursos não são abrangentes.

A demanda por Ciência da Computação nas escolas é alta entre alunos e pais, mas os administradores do governo e das escolas subestimam esse interesse.

Os obstáculos para o oferecimento de Ciência da Computação nas escolas incluem exigências de testes para outras matérias e disponibilidade e orçamento limitados para professores qualificados.

Read our recommendations based on the research and share our infographic.

Mulheres que escolheram a Ciência da Computação: o que realmente importa

A proporção de diplomas de bacharelado em Ciência da Computação conquistados por mulheres caiu de 37% em 1984 para 18% em 2014. Para entender como essa tendência pode ser revertida, estudamos mais de 1.700 alunos dos EUA para identificar os principais fatores que motivam mulheres a buscar a Ciência da Computação. O que descobrimos:

O incentivo social dos pais, dos educadores, da família, dos amigos e da mídia tem um papel muito importante no interesse das meninas pela Ciência da Computação.

A percepção da carreira é por vezes incompleta. Por esse motivo, temos que diversificar a representação dos cientistas da computação e mostrar a gama de aplicações da computação em diferentes campos.

A exposição acadêmica aumenta o interesse e a competência na Ciência da Computação. Todos podem defender a Ciência da Computação nas escolas e identificar oportunidades na comunidade ou on-line.

A autoimagem desempenha um papel fundamental e deve ser reforçada por meio de uma cultura sem preconceitos.

Read the report in Spanish or Japanese.