Como o aprendizado de máquina transforma a educação on-line e melhora os resultados dos alunos

Com o uso das ferramentas de aprendizado de máquina do Google Cloud Platform para entender e resolver as dúvidas dos alunos 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Universidade Strayer melhorou significativamente o apoio a mais de 48.000 alunos.

A maioria dos alunos da Universidade Strayer tem um perfil diferente e enfrenta dificuldades que o estudante tradicional não conhece: muitos alunos trabalham em período integral, têm filhos e já tentaram fazer faculdade antes. Além disso, mais de 80% deles fazem pelo menos uma disciplina on-line. A universidade reconhece que não é possível resolver os problemas dos alunos on-line como uma instituição tradicional. É necessário adotar uma abordagem especial.

O que dizem os líderes de TI

"Implantar o 'Irving' usando o Google Cloud Platform e o Dialogflow ajudou os alunos a encontrar respostas mais rapidamente, além de permitir que os funcionários da universidade tivessem mais tempo para atender às necessidades mais importantes ao longo da formação deles."

Joe Schaefer, diretor de tecnologia e inovação, Universidade Strayer

Irving, um atendente sempre pronto para ajudar

A instituição já usava uma plataforma de bate-papo ao vivo com horários estendidos para atender os alunos que trabalham, mas queria desenvolver um assistente virtual que pudesse aprender conversando com eles e ajudá-los em tempo real. A direção criou uma equipe com profissionais de vários departamentos: um psicólogo comportamental, um engenheiro de software, um desenvolvedor full-stack e um designer de conversas. Eles procuraram uma tecnologia que estivesse à altura do desafio e encontraram o Dialogflow do Google.

Daniel McCarthy, diretor executivo de inteligência artificial e automação, descreve o modelo de linguagem do Google Cloud e do Dialogflow como "tão avançado que é impressionante a eficiência e a precisão que ele tem". A flexibilidade e facilidade de uso do Google, a possibilidade de implantação e funcionamento rápidos e a capacidade de superar o modelo do bot de bate-papo foram fatores decisivos para a parceria com o Google no programa. Em menos de uma semana, a equipe da universidade criou um protótipo que cumprimentava os alunos pelo nome e sabia até detalhes pessoais, como o aniversário deles. O Irving, que recebeu esse nome em homenagem ao Dr. Irving Strayer, fundador da universidade, aprendeu a identificar quando a conversa estava se desviando do assunto inicial e a encaminhar o aluno para falar ao vivo com um funcionário que pudesse ajudá-lo. A mudança foi incrível.

Impacto nos alunos

Desde o primeiro semestre de 2017, houve mais de 163.697 interações com o Irving: mais de 20.000 alunos foram atendidos individualmente. A capacidade de compreensão das mensagens dos alunos foi de 72%. Mesmo os alunos que não fazem cursos on-line se beneficiaram, já que o Irving fica no iCampus, uma ferramenta que todos os alunos podem acessar. Pelo excelente desempenho apresentado, o Irving agora lida com 74% do volume de bate-papo ao vivo da universidade. Dessa forma, a equipe de suporte aos alunos pode se concentrar em ajudar aqueles com necessidades mais complexas. A reação dos alunos foi positiva. Depois de interagir com o Irving, um deles comentou: "Ele é muito legal, quero ter outra dúvida para consultá-lo novamente".

Nos próximos meses, a universidade usará o Dialogflow para desenvolver análises de sentimentos e melhorar ainda mais a experiência dos alunos. Daniel destaca que a instituição está coletando perguntas continuamente para adicionar ao conteúdo e aprimorar o serviço. Além disso, a universidade quer ir ainda mais longe: a equipe pretende usar as tecnologias do Dialogflow e do Google Cloud para identificar os alunos que precisam de mais apoio e oferecer orientação acadêmica e recursos complementares para ajudá-los a conquistar uma vida melhor por meio da educação. Daniel está otimista: "A funcionalidade avançada do Dialogflow é perfeita para o objetivo que queremos atingir. Estamos muito animados com isso."

Perfil da organização

A Universidade Strayer, uma instituição educacional inovadora há 125 anos, cria e utiliza novas tecnologias para ajudar os adultos que trabalham a desenvolver novas habilidades. Com sede em Washington, D.C., a universidade é pioneira na educação on-line, tendo sido uma das primeiras instituições credenciadas a oferecer um programa de graduação on-line, em 1996.

Produtos usados

Agradecemos sua inscrição.

Indique abaixo seus interesses.