O distrito escolar independente de Huntsville, no Texas, Estados Unidos, ajuda a promover a inclusão digital com o Google for Education

Contexto

O distrito escolar independente de Huntsville (HISD, na sigla em inglês) abrange nove escolas públicas em Huntsville, no Texas, Estados Unidos, que atendem 6.300 alunos dos 3 aos 18 anos. A proposta do distrito é proporcionar uma formação educacional ampla, inclusive com orientação vocacional, para preparar os alunos para o futuro profissional. Uma das principais metas é gerar excelentes oportunidades e facilitar o acesso a recursos de aprendizagem on-line que promovam a inclusão digital, já que 70% dos alunos se qualificam para fazer refeições na escola gratuitamente ou a preços reduzidos.

"Hoje, muitas vezes, adapto meu plano de aula com atividades extras e experiências compartilhadas de aprendizagem para ajudar toda a turma ou alunos específicos a pesquisar mais sobre um assunto. Com os Chromebooks, temos essa flexibilidade."

Charly Baker, professora de matemática do ensino médio, distrito escolar independente de Huntsville (HISD)

Desafio

O HISD queria mudar o método de ensino e usar a tecnologia de forma efetiva para melhorar a participação e a aprendizagem dos alunos. O distrito não tinha acesso a recursos educacionais on-line em todas as escolas e para todos os alunos. Se os professores quisessem usar tecnologia na sala de aula, primeiro eles precisavam reservar um horário em um laboratório de informática que estava sempre sobrecarregado com pedidos desse tipo. Como primeiro passo, o HISD investiu bastante em infraestrutura de Wi-Fi, criando a base para usar os recursos educacionais on-line nas salas de aula.

O custo de hardware também era um grande problema. A equipe de TI do distrito estava sobrecarregada gerenciando um servidor de e-mail do Exchange que apresentava problemas e era atacado por vírus com frequência. Para piorar a situação, essa manutenção usava recursos financeiros que seriam usados para comprar novos dispositivos para os alunos.

Amy Mayer, diretora de desenvolvimento profissional e de iniciativas distritais do HISD, explica: "Nós realmente precisávamos de uma abordagem econômica e que exigisse pouca manutenção para usar a tecnologia no dia a dia".

Solução

Com acesso fácil a recursos on-line, custo acessível e durabilidade, os Chromebooks eram a opção perfeita para o HISD, que realizou um programa-piloto, em 2012, com 350 Chromebooks no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. Os Chromebooks, o laptop do Google com Chrome OS, são dispositivos rápidos, portáteis e seguros que permitem que os alunos se conectem à Internet, encontrem recursos educacionais, colaborem e aprendam de forma fácil.

O distrito também se inscreveu no G Suite for Education, que é um pacote de produtividade baseado na Web com e-mail, agenda e criação de documentos, gratuito para escolas. Isso significava que o servidor caro do Exchange que exige manutenção constante não era mais necessário, e que o tempo e os recursos poderiam ser usados de outra forma.

"A conveniência de ter dispositivos que armazenam tudo on-line e são inicializados em instantes significa que os professores agora podem usá-los na sala de aula sempre que precisarem. Considerando todas as licenças de software, o investimento com servidor e os custos de manutenção contínua ao usar laptops normais, ficamos impressionados com a praticidade e o custo-benefício dos Chromebooks", acrescenta Amy.

Benefícios

Hoje, o HISD tem mais de 800 Chromebooks e continua comprando mais. Como os Chromebooks levam apenas alguns segundos para iniciar e permitem acesso fácil ao G Suite e aos recursos on-line, desde o início foi muito fácil e simples para os alunos e professores gerenciá-los.

"O impacto dos Chromebooks nas nossas salas de aula e na comunidade de pais e professores é incrível. Eu já vi pais chorarem de emoção porque agora os alunos têm algo que pode mudar a vida deles: recursos de aprendizagem on-line na escola e em casa."

Amy Mayer, diretora de desenvolvimento profissional e iniciativas distritais, distrito escolar independente de Huntsville (HISD)

Aprendizagem direcionada pelos alunos

A possibilidade de usar recursos on-line também tornou a aprendizagem muito mais centrada nos alunos e direcionada por eles. Antes, eles dependiam dos professores para encontrar respostas e informações, agora podem pesquisar por conta própria. Quando eles recorrem aos professores, não é mais em busca de respostas sobre fatos, mas com questionamentos criativos e aprofundados. Consequentemente, eles produzem conteúdos melhores.

Um exemplo é um projeto sobre o poder dos alimentos, em que os alunos fizeram um diário de alimentação por sete dias para entender qual era a ingestão nutricional deles. Brenda Schultz, professora de matemática do sétimo ano, explica: "Foi muito interessante observar a participação dos alunos. Se o projeto tivesse sido feito no papel, seria apenas uma tabela ou um parágrafo de um livro, mas usando os Chromebooks e o G Suite, eles fizeram projetos mais elaborados, com pesquisa detalhada complementada por imagens e conteúdo em vídeo".

Mais recursos para os professores

Os Chromebooks também oferecem mais flexibilidade para os professores no planejamento das aulas. Charly Baker, professora de matemática do ensino fundamental, explica: "Os Chromebooks me desafiaram a pensar sobre o ensino de uma forma não tradicional. Hoje, muitas vezes, posso adaptar meu plano de aula procurando atividades adicionais e experiências compartilhadas de aprendizagem para ajudar o grupo ou alunos específicos a pesquisar mais sobre um assunto. Essa flexibilidade é possível com os Chromebooks".

Mais acesso à aprendizagem: a qualquer hora, em qualquer lugar

Os alunos também podem levar os Chromebooks para casa, e para alguns deles foi a primeira vez que tiveram acesso a esse tipo de tecnologia e a recursos de aprendizagem fora da sala de aula. Com o Documentos Google, eles podem acessar em qualquer lugar todos os arquivos que criaram na sala de aula e continuar fazendo as tarefas em casa. Esse acesso fácil faz diferença principalmente para os alunos que tentam equilibrar a necessidade financeira de ajudar a família com um emprego de meio período e a conclusão dos estudos. Susan Cason, professora de matemática do ensino médio, conta: "Um dos meus alunos trabalha meio período para ajudar a família a pagar as contas. Como ele trabalha após a escola, as notas dele estavam diminuindo. O Chromebook permite que ele consiga aprender e fazer as tarefas de forma mais produtiva durante as aulas ou em casa, depois do trabalho. Ele também pode complementar a aprendizagem com os vídeos on-line. Como resultado disso, as notas deles estão melhorando".

Perfil da organização

O distrito escolar independente de Huntsville (HISD, na sigla em inglês) é um distrito de escolas públicas em Huntsville, no Texas, Estados Unidos, que atende 6.300 alunos de nove instituições, com idade entre 3 e 18 anos. O distrito se concentra em oferecer uma experiência educacional diversificada, que inclui orientação vocacional, para garantir o sucesso dos alunos. Uma das principais metas do HISD é oferecer excelentes oportunidades e acesso a recursos de aprendizagem on-line para promover a inclusão digital em uma população na qual 70% dos alunos se qualificam para fazer refeições na escola gratuitamente ou a preços reduzidos.

Produtos usados

Fazer o download

Agradecemos sua inscrição.

Let us know more about your interests.