Aprendizagem centrada no aluno

Os líderes educacionais querem que os alunos tenham mais autonomia, desde o conteúdo ensinado até o funcionamento da sala de aula. A importância da transição da escola para a vida é cada vez mais reconhecida, e esses líderes argumentam que a capacidade de ação do aluno precisa ser a regra, não a exceção.

76%

dos professores no México consideram a aprendizagem autônoma uma das maiores vantagens do uso da tecnologia em sala de aula no nível pedagógico.

Blink Learning, 2018

65%

dos educadores dos EUA afirmam que a aprendizagem centrada no aluno é extremamente valiosa no desenvolvimento de habilidades para o século XXI.

Nureva, 2016

67%

do público em geral na Espanha acha mais importante que as escolas públicas estimulem a criatividade e o pensamento independente dos alunos do que a disciplina.

Pew Research Center, 2017

Conheça as tendências da educação por país

Da Austrália aos Estados Unidos e aos países nórdicos, veja como a educação está evoluindo em todo o mundo.

Resumo das tendências globais de educação

Saiba quais tendências, atuais e futuras, estão moldando o cenário global da educação.

Veja o relatório global

Resumo das tendências globais de educação

Saiba quais tendências, atuais e futuras, estão moldando o cenário global da educação.

Veja o relatório global

O que dizem os especialistas

Aprendizagem centrada no aluno

Entrevista com Rob Houben

Diretor, Agora

Rob Houben

Por que você acha que mais escolas estão adotando a aprendizagem centrada no aluno? Quais você considera os benefícios mais significativos?

As escolas estão finalmente começando a entender que não se pode impor a paixão e a motivação aos alunos. Sabemos que o segredo do sucesso não é o QI e sim a paixão e a motivação. A partir dos interesses dos alunos, podemos desenvolver habilidades e conhecimentos. Dessa forma, a aprendizagem acontece em ritmo acelerado, e os alunos passam a estar preparados para aprender pelo resto da vida.

Qual foi o melhor exemplo de aprendizagem centrada no aluno que você já presenciou.

Na Agora, um aluno explicou a bomba atômica, alguns consertam motores de carro e outros criaram o ambiente da nossa escola digital e fundaram as próprias empresas aos 16 anos. Uma aluna nossa aprendeu coreano sozinha e fez um tour pela escola com um grupo de visitantes daquele país. Os alunos criam projetos por conta própria e acabam fazendo parte de grupos de 15 ou até 30 alunos colaborando para uma meta em comum. Alguns projetos começam com alunos de 13 anos e recebem a ajuda de especialistas adultos voluntários uma vez por semana.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para garantir o sucesso da aprendizagem centrada no aluno?

O mais importante é a mentalidade dos professores e funcionários. Eles devem esquecer tudo que sabem sobre o ensino e a organização das escolas, e se concentrar no que realmente sabem sobre a aprendizagem. É preciso começar pelas metas e pelos caminhos de aprendizagem pessoais do aluno, ou seja, por algo que ele queira aprender ou fazer. A partir daí, o aluno precisa ter a chance de fracassar e refletir sobre o que deu errado. O "professor" precisa usar o próprio conhecimento para fazer as perguntas certas e ajudar o aluno a refletir, em vez de simplesmente explicar tudo a ele. Dessa forma, o estudante assume o controle do próprio processo de aprendizagem. Você não precisa de cursos predefinidos, aulas, horários nem faixas etárias para isso.

Yuhei Yamauchi
Aprendizagem centrada no aluno

Entrevista com Yuhei Yamauchi

Professor, Iniciativa Interfaculdades em Ciência da Informação, Universidade de Tóquio

Por que você acha que mais escolas estão adotando a aprendizagem centrada no aluno? Quais você considera os benefícios mais significativos?

O avanço das tecnologias de informação e comunicação, como a inteligência artificial, aumentou o nível das habilidades necessárias para os humanos atuarem no mercado de trabalho. Conforme iniciamos uma era em que será comum viver mais de cem anos e ter várias carreiras, as pessoas passarão mais tempo aprendendo. As escolas precisam nos ajudar a desenvolver essa capacidade. Com a aprendizagem centrada no aluno, é mais fácil "aprender a aprender". Ao mesmo tempo, os alunos podem pensar mais em onde os ensinamentos fundamentais na escola serão aplicados ao longo da vida. Compreender o significado da própria aprendizagem é uma vantagem crucial.

O que acontece quando a aprendizagem centrada no aluno funciona?

Nesse tipo de aprendizagem, é importante que o aluno tenha preocupações específicas e defina as próprias questões. Quando ela funciona, os alunos demonstram grande motivação para resolver essas preocupações. Além disso, eles discutem o assunto com os colegas e pessoas do mundo inteiro, e lidam com contradições e conflitos das ideias apresentadas. Quando essas dificuldades são superadas, a aprendizagem profunda acontece. Em outras palavras, podemos dizer que o aluno precisa de motivação para aprender.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para garantir o sucesso da aprendizagem centrada no aluno?

É importante que o professor ajude o aluno a escolher um tema que interesse a ele e que seja adequado ao tempo disponível. Os alunos devem ter acesso à informação necessária e oportunidades para discutir o tema com os colegas de modo a aprofundar a compreensão do assunto. Também é importante que o aluno possa interagir com especialistas para solidificar e defender a própria posição. Durante um projeto de aprendizagem centrada no aluno, o professor deve orientar o aluno se ele tiver alguma dificuldade.

Aprenda com colegas do mundo inteiro

Resultados da pesquisa "Future of the Classroom" (O futuro da sala de aula) nos Estados Unidos

Veja os resultados da pesquisa "Future of the Classroom" nos Estados Unidos com a Dra. Karen Correia da Silva e a equipe dela em parceria com o Google for Education.

Assista sob demanda
A aprendizagem centrada no aluno ao redor do mundo

Entenda a evolução do ensino em sala de aula para capacitar os alunos, e saiba como adotar a aprendizagem centrada neles na sua escola.

Assista sob demanda
O futuro da sala de aula: resultados da pesquisa

Conheça os insights da equipe de pesquisa que elaborou o relatório global "O futuro da sala de aula" do Google for Education.

Assista sob demanda

Primeiros passos

Conheça as novas tendências da sala de aula

Conheça as principais tendências que influenciam a educação hoje e estão definindo a experiência educacional do futuro.

Agradecemos sua inscrição.

Indique abaixo seus interesses.