Inovações pedagógicas

Professores motivados têm turmas mais participativas e podem dedicar mais tempo ao ensino com a simplificação das tarefas administrativas. No mundo todo, os professores gastam três horas por dia com as tarefas relacionadas ao trabalho, como atribuir notas e planejar aulas, em comparação com as cinco horas diárias em que estão de fato ensinando.

3 horas

do dia de um professor, em média, são gastas com tarefas como atribuir notas e planejar aulas.

Cambridge Assessment International Education, 2018

53%

dos professores na Espanha dizem que a tecnologia permite o trabalho colaborativo entre os colegas.

Blink Learning, 2018

88%

dos professores no Reino Unidos dizem que a tecnologia educacional permite inovações pedagógicas e melhora a qualidade do ensino.

Tes, 2018

Conheça as tendências da educação por país

Da Austrália aos Estados Unidos e aos países nórdicos, veja como a educação está evoluindo em todo o mundo.

Resumo das tendências globais de educação

Saiba quais tendências, atuais e futuras, estão moldando o cenário global da educação.

Veja o relatório global

Resumo das tendências globais de educação

Saiba quais tendências, atuais e futuras, estão moldando o cenário global da educação.

Veja o relatório global

Inovações pedagógicas

Entrevista com Anneli Rautiainen

Diretora da Unidade de Inovação, Conselho Nacional de Educação da Finlândia

Anneli Rautiainen

Como você vê a evolução do desenvolvimento profissional nos próximos 10 anos?

O desenvolvimento profissional precisa ser contínuo e fazer parte do trabalho de todos no futuro. Os professores e diretores devem adotar um plano de aprendizagem profissional individual que inclua a autoavaliação e a avaliação dos colegas. As habilidades serão ainda mais importantes do que o conhecimento no mundo em rápida transformação no futuro. A aprendizagem on-line continuará evoluindo, e os alunos formarão comunidades de aprendizagem, que podem ser locais ou globais.

Descreva a inovação eficaz do ensino em sala de aula em até 10 palavras.

A inovação eficaz do ensino em sala de aula é criada em conjunto pelos alunos ou com eles.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para promover a inovação eficaz no ensino em sala de aula?

É preciso adotar uma cultura colaborativa nas escolas. Os professores e os alunos fazem parte de comunidades onde a aprendizagem é contínua e o conhecimento é compartilhado. A tarefa do diretor é criar oportunidades para as comunidades de aprendizagem se encontrarem e trabalharem juntas.

Saiba mais com os especialistas

Inovações pedagógicas

Entrevista com Karen Cator

Presidente e CEO, Digital Promise

Como você vê a evolução do desenvolvimento profissional nos próximos 10 anos?

O conteúdo padronizado das aulas de desenvolvimento profissional genéricas há muito é considerado ineficiente e não ajuda os professores a tomar decisões melhores em sala de aula. A pesquisa mostra que o coaching em sala de aula é uma das formas mais eficientes de desenvolvimento profissional porque o instrutor pode moldar estratégias para o gerenciamento e o engajamento dos alunos, ensinar junto com o professor da turma, observar e dar feedback ou orientar grupos de alunos. Provavelmente haverá melhorias no modelo e no acesso virtual em tempo real às salas de aulas para o coaching e aconselhamento.

Você acha que a tecnologia tem impactado positivamente o desenvolvimento profissional?

Os professores, assim como os alunos, também aprendem de várias maneiras. A Internet permite o acesso on-line a oportunidades excelentes de desenvolver conhecimento e habilidades por demonstrações e explicações em vídeo, a especialistas, a comunidades profissionais e a diversas ideias e resultados de pesquisas. Além disso, poder publicar algo globalmente ou compartilhar isso com um mentor ou uma pequena comunidade, aumenta as oportunidades de refletir e receber feedback sobre o assunto. O desenvolvimento profissional com o uso inteligente dos dados, apresentados de forma acessível e inteligível, pode revelar as mudanças necessárias na estratégia de ensino ou na organização dos alunos e apresentar recomendações sobre como fazer isso.

Descreva o desenvolvimento profissional eficaz em até 10 palavras.

Autêntico e aplicável, pessoal e relevante, conectado e reflexivo, baseado em questionamentos e com foco nos alunos.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos para o desenvolvimento profissional eficaz?

O desenvolvimento profissional, assim como o processo de aprendizagem, precisa ter uma finalidade e ser considerado um bom investimento de tempo pelos professores. O foco deve ser o conteúdo, as necessidades dos alunos e/ou as tarefas administrativas; tudo isso alinhado à prática em sala de aula. É necessário apresentar oportunidades claras de aplicação do que foi aprendido, de avaliação e de reflexão.

Inovações pedagógicas

Entrevista com Jun Takahashi

Professor adjunto, Faculdade de Educação, Universidade de Tokyo Gakugei

Como a tecnologia permite que as escolas estimulem os educadores a inovar em sala de aula?

Acho que tudo está mudando. É possível melhorar a qualidade e a quantidade dos métodos de ensino, de avaliação, de registros diários de aprendizagem e de registros contínuos, além da comunicação permanente com pais e alunos etc. Por exemplo, a aprendizagem ativa enfatiza o uso da tecnologia nas atividades pedagógicas, mas também contribui para melhorar a didática dos professores. Cada vez mais os professores têm acesso a métodos de ensino eficientes e consistentes todos os dias pela Internet. Em comparação com os livros e artigos acadêmicos anteriores, a frequência é maior, os vídeos são mais fáceis de entender e o feedback é compartilhado. Ficou mais fácil aprimorar os métodos de ensino. As melhorias avançam conforme os processos de aprendizagem e os resultados são armazenados eletronicamente e compartilhados com as crianças e os pais, e o feedback é analisado todos os dias com facilidade. Como essas melhorias avançam pouco a pouco, talvez haja casos em que a mudança não seja sentida com tanta clareza, mas acho que muita coisa mudou de 10 anos para cá.

Quando a inovação nas escolas é ou não eficaz?

Acho que há dois tipos de inovação: a que é uma mudança completa e imediata e a que é uma mudança significativa alcançada ao longo do tempo como resultado do acúmulo de melhorias diárias. O primeiro tipo também é importante em alguns casos, mas o segundo é mais eficaz nas escolas. O trabalho dos professores no Japão é muito complicado porque muitas pessoas estão envolvidas: alunos, pais, a comunidade local, professores, o conselho escolar etc. Por isso, é fundamental encontrar um consenso. A tecnologia é uma ferramenta e sozinha não é tão eficiente. Acho que a inovação resultante de melhorias diárias é essencial para o desenvolvimento.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos por escolas e educadores para promover a inovação eficaz no ensino em sala de aula?

Eu diria que é preciso querer se desenvolver e melhorar diariamente sem se acomodar com a situação atual. Por exemplo, uma inovação muito grande pode desenvolver bastante uma área, mas causará alguma distorção. Só percebemos essa distorção no trabalho diário. Como lidamos com crianças que têm históricos complexos e variados, precisamos promover o desenvolvimento e as melhorias aos poucos e com muito cuidado.

Inovações pedagógicas

Entrevista com a Dra. Hanna Dumont

DIPF | Instituto Leibniz de Pesquisa e Informação em Educação

Como você vê a evolução do desenvolvimento profissional nos próximos 10 anos?

Como as sociedades estão cada vez mais diversificadas, os professores têm dificuldade para saber qual a melhor forma de atender às diferentes necessidades dos alunos em sala de aula. Isso não surpreende porque o foco da maioria das práticas de ensino nas escolas continua sendo o "aluno médio". Na minha opinião, o desafio principal é promover práticas de ensino que atendam às necessidades individuais dos alunos, o que exige um grande desenvolvimento profissional dos professores para saber como adaptar o ensino.

Você acha que a tecnologia tem impactado positivamente o desenvolvimento profissional?

Embora as crianças passem a maior parte do tempo na escola, as instituições de ensino ainda não usam as tecnologias digitais em sala de aula como poderiam. Tenho a impressão de que isso também acontece com o desenvolvimento profissional. Em outras palavras, ainda não vi qualquer impacto da tecnologia no desenvolvimento profissional na educação.

Como o uso da tecnologia pode ajudar no desenvolvimento profissional? Quando isso é inadequado?

Acho que um dos maiores potenciais de uso da tecnologia no desenvolvimento profissional é conectar os professores uns com os outros e transformá-los em "amigos avaliadores" que podem compartilhar feedbacks sobre novas práticas de ensino. De modo geral, é importante que a tecnologia atenda às necessidades dos professores e não deixar que ela cause problemas.

Quais fundamentos precisam ser estabelecidos para o desenvolvimento profissional eficaz?

Provavelmente o desenvolvimento profissional terá maior impacto sobre as práticas de ensino, quando os professores precisarem aplicar o que aprenderam no contexto da própria escola e sala de aula e com novas metodologias de ensino. Além disso, a aprendizagem e o feedback colaborativos entre professores precisa ser parte integral do desenvolvimento profissional deles.

Aprenda com colegas do mundo inteiro

Resultados da pesquisa "Future of the Classroom" (O futuro da sala de aula) nos Estados Unidos

Veja os resultados da pesquisa "Future of the Classroom" nos Estados Unidos com a Dra. Karen Correia da Silva e a equipe dela em parceria com o Google for Education.

Assista sob demanda
Pedagogia inovadora para melhorar o ensino

Professores motivados têm turmas mais participativas e querem simplificar as tarefas administrativas para dar foco ao ensino. Participe conosco de um painel de discussão com líderes de treinamento e desenvolvimento profissional da Europa e da América do Norte.

Assista sob demanda
O futuro da sala de aula: resultados da pesquisa

Conheça os insights da equipe de pesquisa que elaborou o relatório global "O futuro da sala de aula" do Google for Education.

Assista sob demanda

Primeiros passos

Conheça as novas tendências da sala de aula

Conheça as principais tendências que influenciam a educação hoje e estão definindo a experiência educacional do futuro.

Agradecemos sua inscrição.

Indique abaixo seus interesses.